E-book - Grátis

E-book - Grátis

click no download e baixe grátis

click no download e baixe grátis
Comprando um Imóvel - Passo a passo.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

ARTRITE REUMATÓIDE E NUTRIÇÃO

imagem da internet
A artrite reumatóide é uma das doenças inflamatórias mais comuns que atacam as membranas das articulações e que surge, geralmente, nos dedos, pulsos, joelhos e tornozelos. A inflamação provoca rubor, inchaço, dor e retenção de líquidos nas zonas afetadas..
As causas da artrite reumatóide ainda são desconhecidas mas pensa-se que pode estar associada a fatores genéticos, agentes infecciosos, e anormalidades na atividade do sistema imunitário. Na artrite reumatóide, o sistema imune reage contra os próprios tecidos do corpo, causando edema e dor articular, e eventualmente até mesmo a destruição da articulação.
Portanto os alimentos que mais ajudam no controle desta enfermidade são os antioxidades e anti inflamatórios, tais como :
1-      Ácidos graxos essenciais ( Ômega 3 e 6 ) presente nas sementes de Linhaça, Castanhas e peixes como salmão, sardinha, cavala e bacalhau.
2-      Vitaminas A, C, E e Selênio, presentes nos vegetais de cor laranja, nas frutas cítricas e folhas verde escuro.
3-      Flavonóides, presentes nos frutos vermelhos como, uva, berinjela, maçã, cereja
4-      Quercitina presente na cebola, couve e maçã
Os alimentos com alto índice glicêmico, como por exemplo : Batatas, biscoitos, trigo branco, devem ser evitados por estimularem o processo inflamatório. 

imagem da internet


Márcia Mariani
            Nutricionista
CRN 7313

Obs.: Se você não tem uma conta do Google, comente como: Nome/URL





2 comentários:

  1. Ótimo Post!
    Leitura fácil e com as informações necessárias.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Priscila por seu comentário, qualquer dúvida ou sugestão de assuntos, pode nos enviar que a Nutricionista responde. Abraços, Marcus Mariani

      Excluir